Feugiat nulla facilisis at vero eros et curt accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril.
+ (123) 1800-453-1546
info@example.com

Related Posts

Telefone (+351) 252 682 281 (chamada rede fixa nacional)
Email hvanimar@animar.pt

Insuficiência renal nos pequenos animais

Insuficiência renal nos pequenos animais

A insuficiência renal é uma doença que ocorre com alguma frequência nos nossos animais de companhia (cães e gatos) e que é importante os tutores estarem sensibilizados para alguns dos seus sinais e alguns fatores que poderão predispor à doença (seja esta crónica ou aguda).

É importante referir que os rins são considerados órgãos vitais, devido às suas inúmeras funções a desempenhar no equilíbrio do organismo, nomeadamente a remoção de substâncias residuais (que se não eliminadas, são tóxicas) do fluxo sanguíneo e manter o equilíbrio perfeito de minerais e líquidos ao nível do corpo.

Há algumas raças com maior predisposição para o aparecimento da doença, nomeadamente, Sharpei, Rottweiler, Cocker Spaniel Inglês, Golden Retriever, Shit Zu, Persa, Abissínio, etc.

Podemos ter uma insuficiência renal aguda assim como uma insuficiência renal crónica.

A insuficiência renal aguda, pode ter como causa processos infecciosos, exposição a alguns tóxicos, anestesias mal sucedidas, obstruções urinárias mal controladas, enquanto que a insuficiência renal crónica estará mais associada ao “envelhecimento” dos próprios órgãos, atingindo mais os animais idosos; embora possa também nalgumas raças (como as acima referidas) ter uma origem congénita, e o próprio tipo de alimentação dado ao longo da vida do animal, também é um fator que está associado.

Há sinais que deverá estar atento e que o podem alertar para a possibilidade de uma doença renal: aumento da ingestão de água, dificuldade em urinar, vómitos, anorexia, prostração, hálito urémico, perda de peso, úlceras na boca, dor na palpação abdominal, perda de peso, pêlo mais baço e seco.

Em caso de aparecimento destes sinais, deverá levar o seu animal de estimação ao veterinário, onde será realizada uma consulta, e sob a suspeita, será necessário análises de sangue, análise de urina e eventualmente ecografia e medição das pressões arteriais.

Uma vez que muitas vezes, na sua forma inicial, sobretudo nos casos de insuficiência crónica, se assume como uma doença “silenciosa”, é importante, sobretudo em animais acima dos 7 anos (mesmo sem sintomas) fazer um check up veterinário, de forma a atuar de forma precoce e atenuar a evolução da doença, uma vez que na sua fase crónica, já 75% da função renal está afetada, o que minimiza o tempo média de vida do animal, aquando do seu diagnóstico.

Portanto, se o seu animal apresenta algum destes sintomas, se já tem mais de 7 anos, ou se é de alguma raça com predisposição ao aparecimento de insuficiência renal, aconselhe se junto de nós veterinários e faça um check up. Atuando sobre um problema na sua fase inicial, aumenta a garantia de sucesso no seu tratamento, e em casos de doença crónica, atenua a progressão da doença.

Por Dra. Rita Sousa, médica veterinária do Hospital Veterinário Ani Mar

Artigo de Novembro 2022, no Jornal Mais Semanário

Ligar Agora Ligar Agora