Feugiat nulla facilisis at vero eros et curt accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril.
+ (123) 1800-453-1546
info@example.com

Related Posts

Telefone (+351) 252 682 281 (chamada rede fixa nacional)
Email hvanimar@animar.pt

Necessidades Ambientais do Gato

Necessidades Ambientais do Gato

Ambiente seguro

Quando um gato é introduzido num ambiente desconhecido, como uma nova casa, este deve sentir que o ambiente é estável. Para este efeito, deve ser-lhe facultado um espaço onde não sofra perturbações, podendo esconder-se lá sempre que se sinta assustado ou perturbado com eventos que não compreende (ex.: visitas, obras no vizinho do lado, a entrada de um cão em casa).

Alimentação

Em natureza, os gatos caçam em média 12 vezes/dia, tendo preferência por refeições regulares e ligeiras, devendo o alimento estar permanentemente disponível. A alimentação deve ser colocada em taças com bordos não muito altos, sendo que a seca e húmida não devem ser fornecidas na mesma taça. Se houver mais que um gato na mesma casa, estes devem alimentar-se em locais distintos para que se possa diminuir o stress e competição associados às refeições. 

Água

A água deverá ser colocada num local separado da comida e idealmente em mais que um ponto da casa, por forma a aumentar a ingestão de água, prevenindo ativamente doenças urinárias e renais.

Liteiras

Uma liteira (preferencialmente aberta) deve possuir tamanho suficientemente grande para que o gato possa entrar e movimentar-se livremente, deve ser alta o suficiente para que a areia não saia quando escavam, mas baixa o suficiente para que o gato consiga observar ao redor. 

Embora haja gatos que se adaptem muito bem a caixas fechadas, gatos mais stressados, podem sentir-se inseguros pela perda de contacto visual com o ambiente envolvente.

O substrato utilizado (areia), também deve ser tido em conta, sendo aconselhado que não tenha qualquer tipo de fragrância. 

Área de lazer de área de descanso

Em natureza, os gatos descansam num local que considerem seguro e fazem tudo o resto (como arranhar, caçar e comer), preferencialmente, em zonas distintas entre si. Assim sendo, idealmente, a zona de descanso deverá ser diferente da zona onde ele come e do local onde faz as suas necessidades.

Arranhador

Os felinos necessitam de afiar e desgastar as unhas, permanentemente em crescimento. Se possível, o arranhador deve ser multinível, podendo também funcionar como local de descanso, esconderijo e lazer. Este não deverá estar num local de passagem (ex.: hall de entrada ou corredor), mas sim numa divisão que ele tenha acesso permanente sempre que desejar.

Brincadeira e Interações

Sendo caçadores por natureza, grande parte do repertório de brincadeiras dos gatos passa por apanhar objetos no sentido de mimetizar o comportamento primitivo da espécie.

Assim sendo, uma forma saudável de interagir com ele pode passar por estimular a caça de objetos (não devendo ser utilizadas as mãos) e a utilização de brinquedos dispensadores de comida.

Por Dra. Melissa Gomes Porto, Enf. Carla Barbosa e Aux. Cristiana Moreira, Hospital Veterinário Ani Mar

Julho 2023

Ligar Agora Ligar Agora