Feugiat nulla facilisis at vero eros et curt accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril.
+ (123) 1800-453-1546
info@example.com

Related Posts

Telefone (+351) 252 682 281 (chamada rede fixa nacional)
Email hvanimar@animar.pt

Vamos ter um Animal de Estimação? Em que devo pensar?

Vamos ter um Animal de Estimação? Em que devo pensar?

Antes de decidir ter um animal de estimação deverá reflectir muito bem sobre os prós, os contras e as implicações que esta decisão tem! 

Não é uma decisão fácil, pelo que deverá ser bem pensada e tomada em família! Afinal trata-se de um novo membro que vai exigir tempo, dedicação, amor, carinho e algumas despesas também! Preparar a família e o espaço é muito importante, mas antes considere as seguintes questões: 

Cão ou Gato? Não são comparáveis e muitas vezes são complementares e quase sempre compatíveis! Um cão exige mais tempo e dedicação (para saídas ao exterior, brincar, correr e gastar energia acumulada), ao passo que um gato é mais independente permitindo uma gestão diferente dos cuidados e dedicação a ter.

Que Raça? Animais de porte grande, exigem mais espaço e disponibilidade para brincar. Animais de pequeno porte, adaptam-se facilmente à vida interior típica das cidades e não requerem tanto espaço para se sentirem confortáveis.

Pêlo Curto ou Comprido? Um pêlo comprimido exige tempo e paciência para o manter brilhante e saudável, enquanto que um pêlo curto é mais fácil de manter. Uma correcta alimentação, rica em ácidos gordos ómega 3, encontrados em salmão, atum e borrego é fundamental  para ter uma pelagem bonita, sendo que esta questão adquire relevância maior em animais de interior!

Que Alimento? Actualmente existem no mercado de todos os tipos e feitios! Húmidas, secas, congeladas, vegetarianas, “home-made” e  “tailor-made”, formuladas à medida do seu animal. Não esqueçam que cada raça tem as suas necessidades em função do porte, da pelagem, da actividade física, da idade e até da predisposição a determinadas patologias. O seu médico veterinário poderá considerar todas estas variáveis e aconselhar o alimento mais indicado para o seu animal.

Que Cuidados Médico Veterinários são necessários? A prevenção dos problemas é fundamental para o bem estar e longevidade do seu animal. Antigamente esperava-se que os problemas surgissem para actuar (com todas as implicações monetárias e de conforto que isso acarretava). Actualmente actua-se preventivamente, evitando ou minimizando o aparecimento dos problemas, daí as consultas de rotina serem fundamentais.

O plano de vacinação que se poderá iniciar a partir das 5 – 6 semanas, deverá ser definido pelo seu médico veterinário em função da incidência e prevalência de determinadas doenças. Não há planos fixos! Um cachorro que viva na Covilhã ou em Lisboa poderá ter protocolos de vacinação diferentes e ambos estarem correctos!

A desparasitação interna deverá iniciar-se aos 15 dias de vida e manter-se mensal até aos 6 meses, altura em que desparasitações internas a cada 3 meses farão sentido na maior parte dos casos. Não esqueça os parasitas externos! Apesar de serem mais frequentes no Verão, em função dos problemas que podem causar nas pessoas e da climatização interior das nossas habitações, deverá ser mantida ao longo do ano.

A decisão de ter um animal de estimação é relevante e deve ser unânime entre os membros da família, uma vez que vai exigir a colaboração e dedicação de todos durante muitos anos!

Sim, vai exigir tempo, dedicação e algum dinheiro, mas a recompensa é enorme! É um fiel Amigo que está ali sempre para nos receber, disponível para nós e que nos torna melhores pessoas! Vai dar-nos algumas dores de cabeça? Claro! Se não fosse assim não tinha piada! Mas no final vão ficar imensas histórias e aventuras para contar com aquela sensação de que vale a pena!

Por Dr. Miguel Matos, director clínico Hospital Veterinário Ani Mar

Artigo de Janeiro 2022, no Jornal Mais Semanário

Ligar Agora Ligar Agora