Feugiat nulla facilisis at vero eros et curt accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril.
+ (123) 1800-453-1546
info@example.com

Related Posts

Telefone (+351) 252 682 281 (chamada rede fixa nacional)
Email hvanimar@animar.pt

Tártaro em Animais de Estimação. Como tratar?

Tartaro cão gato Veterinário Animar

Tártaro em Animais de Estimação. Como tratar?

O que é o tártaro e como se forma?

Após cada alimentação há a formação de uma substância que designamos de “placa bacteriana” nos dentes e que em 24 horas começa a endurecer com auxílio de sais presentes na saliva.

Ao longo do tempo, a placa continua a acumular-se e a endurecer, levando progressivamente ao aparecimento do “tártaro” – substância porosa e dura que se pode desenvolver acima e abaixo da linha gengival. Infelizmente, o tártaro é o meio ideal para o crescimento bacteriano ocorrer, causando inflamação (gengivite) que acaba por progredir até se desenvolver doença periodontal – que vai agravar a inflamação, dor terminando quase sempre na perda de dentes, por “apodrecimento” da raiz.

É efeito bola de neve, no sentido figurado da expressão! Além disso as bactérias presentes podem ser absorvidas na corrente sanguínea, deposintando-se em vários orgãos, sendo os principais alvos rim e coração, podendo no caso do coração, causar endocardites infecciosas – muito graves que colocam em causa a própria vida do animal!

Antes do procedimento

Como podemos tratar? O tártaro apenas pode ser removido na totalidade atráves da destartarização – procedimento médico realizado sob anestesia geral, facto que muitas vezes demove tutores a aceitarem o procedimento. O procedimento é seguro, embora estejamos frequentemente na presença de pacientes que têm outras patologias, algumas das quais sem sintomas – Durante o procedimento anestésico é colocado um tubo endotraqueal que garante a respiração dos cães e previne a entrada da água (que é usada para remoção e limpeza do tártaro) para traqueia e pulmões. Claro que em cães séniores há um aumento do risco anestésico. No entanto, a idade não deve ser impeditiva, desde que o seu animal seja avaliado correctamente antes de se realizar o procedimento através de um exame clínico, análises pré-anestésicas e ECG/Ecocardiografia sempre que se detecte algum problema cardíaco.

Depois do procedimento

Como podemos então prevenir a formação de tártaro? Depois do tártaro ser removido, a prevenção realizada em casa é fundamental para retardar a formação de placa bacteriana e consequentemente a formação de tártaro. Podemos prevenir a sua formação com: • Dieta adequada (alimentação sólida / Suplementos específicos para problemas dentários; • Escovagem de dentes diária– infelizmente, nem todos os cães toleram que se mexa nas suas bocas. Há pastas enzimáticas, como a Orozyme que não precisam de escovagem, mas precisam de ser usadas diariamente! As pastas de dentes têm de ser apropriadas para os animais. As de humanos contêem substâncias que prejudicam a saúde do seu patudo! • Biscoitos / Brinquedos que ajudam a prevenir o tártaro por acção mecânica. • Destartarizações frequentes, idealmente anuais a partir dos 6 anos de idade para prevenir a retração gengival e perda de dentes.

lavagem de dentes

Com uma prevenção activa, conseguimos ter num animal sénior, uma boca saudável!

Por Dra Ana Pinto, médica veterinária Hospital Veterinário Ani Mar.

Ligar Agora Ligar Agora