E os nossos animais, quando voltamos de férias?
No período de férias, há quem leve o seu patudo e há quem os tenha deixado num hotel ou em casa de outros familiares/amigos. Em qualquer um dos casos, a rotina do animal foi alterada e existe a possibilidade de notarmos alterações no final deste período.
Para aqueles que acompanharam os tutores durante as férias, retornar à realidade pode ser difícil nos primeiros dias. Afinal passaram mais tempo que o habitual com os seus tutores. O ideal será tentar gradualmente retomar a rotina. ..
- A ausência dos tutores deve ser gradual, tentando evitar ficar muitas horas fora de casa para que o animal não fique demasiado ansioso ou se sinta sozinho.
- Outras estratégias passam por: deixar uma camisola ou algum tipo de objeto que os faça recordar a presença dos tutores.
- Biscoitos espalhados pela casa
- Brinquedos para se entreterem
- Ou mesmo deixar o rádio ligado para não estranharem o silêncio.
Aqueles que retornam dos hotéis caninos, devem ser inspecionados uma vez que podem ter convivido com outros animais no mesmo local durante algum tempo. Estes, devem também ser mimados. Sentiram a falta dos tutores e não há problema em compensá-los com um bom passeio demorado à beira mar ou na montanha, para desfrutar de algum tempo em família, antes de regressar à normalidade.
Devemos verificar se estão a alimentar-se bem e ver como estão as fezes do animal. Podem eventualmente ter comido algo diferente que possa ter interferido com a sua flora intestinal ou mesmo provocado outros sinais gastrointestinais como vómitos.
A higiene não deve ser desvalorizada, sendo importante verificar se estão limpos e livres de pulgas e carraças. O seu comportamento também pode estar diferente (tristeza, apatia, hiperexcitação, prurido excessivo, etc).
Na dúvida, não hesite em contactar-nos!