Feugiat nulla facilisis at vero eros et curt accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril.
+ (123) 1800-453-1546
info@example.com

Related Posts

Telefone (+351) 252 682 281 (chamada rede fixa nacional)
Email hvanimar@animar.pt

Otites em Animais de Estimação

Otites em Animais de Estimação

O que é uma otite?

A otite é uma inflamação do pavilhão auricular e canal auditivo, e pode ser classificada como otite externa, otite média ou otite interna, consoante a zona anatómica do ouvido inflamada. A otite externa é de todas a mais comum e representa uma percentagem significativa das consultas nas clínicas veterinárias.

Porque ocorrem as otites nos animais?

Há vários fatores que podem influenciar o aparecimento ou ressurgimento destas inflamações auriculares nos nossos patudos. Existem fatores primários e causadores, fatores predisponentes e fatores perpetuantes.

Os fatores primários são por exemplo os agentes tipicamente causadores de otite: parasitas, fungos, corpos estranhos e alergias atuam como agentes primários da doença. No entanto, algumas características dos nossos patudos e dos seus ouvidos, podem predispor ao desenvolvimento de otites:

  1. A conformação da orelha (orelhas mais caídas, por exemplo)
  2. Cães com muita densidade de pelos nos ouvidos
  3. Canal auditivo estreito (sharpei) ou demasiado largo (pastor alemão)
  4. Cães que vivam em ambientes húmidos
  5. Cães que se molhem com frequência

As infecções bacterianas são um principais fatores perpetuantes, pelo que a causa de qualquer otite deve ser cuidadosamente avaliada para ser tratada se forma eficaz.

Que sinais irá demonstrar o seu patudo em caso de otite?

  • Abanar com mais frequência a cabeça
  • Coça consecutivamente as orelhas
  • Lateralização da cabeça e desequilíbrios (casos de otite média /interna – menos comuns).

Porque deve ir ao seu médico veterinário?

No seu médico veterinário, o ouvido deve ser cuidadosamente avaliado através de um aparelho, designado de otoscópio e a integridade do tímpano avaliada. Idealmente é colhida uma amostra da “cera” para avaliação citológica e cultura para que seja possível instituir o tratamento mais direcionado possível e evitar recidivas ou “recaídas”.

Quando a otite já está instalada, e agravada por infeção, a limpeza simples do pavilhão auricular sem soluções de tratamento raramente é eficaz. O tratamento da causa de otite é feito, essencialmente, à base de produtos de tratamento tópicos no canal auditivo, que diferem consoante o tipo de otite presente .

Muito Importante!!!

Tão ou mais importante como o tratamento é, controlar os fatores predisponentes que levam ao aparecimento consecutivo das otites, como por exemplo mudança de ração (principalmente em cães com alergia alimentar), circunstâncias que tornem o ouvido húmido, contacto com alergénios do ambiente ou agressões físicas constantes.

Ligar Agora Ligar Agora