Feugiat nulla facilisis at vero eros et curt accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril.
+ (123) 1800-453-1546
info@example.com

Related Posts

Telefone (+351) 252 682 281 (chamada rede fixa nacional)
Email hvanimar@animar.pt

Bem-estar Animal

cao feliz a receber festinhas de homem

Bem-estar Animal

Os Animais estão presentes na vida cotidiana do homem há 12.000 anos, quando começaram a ser domesticados, fornecendo alimentos, agasalho, trabalho, proteção e companhia. O cão tem se associado com o homem há mais tempo que qualquer outro animal doméstico e seu processo de domesticação foi um fator importante no desenvolvimento da sociedade humana.

Animal de companhia inclui uma grande diversidade de espécies, como é o caso dos cães, gatos, peixes de aquário, coelhos e outros roedores, até outras, mais exóticas, quer sejam aves, anfíbios ou répteis.

A definição mais aceita de bem-estar animal é a de um completo estado de saúde física e mental, em que o animal se encontra em harmonia com seu meio ambiente. O termo bem-estar pode ser utilizado às pessoas, aos animais silvestres ou a animais cativos em quintas produtivas, a zoológicos, à animais de experimentação ou a animais nos lares.

Temos de assegurar que os animais não sejam sujeitos a dores ou sofrimento evitáveis

As “cinco liberdades” reconhecidas internacionalmente:

  • Os animais devem ter acesso a água
  • Os animais devem ter acesso  a alimento
  • Os animais não devem ter dor, sofrimento ou doença
  • Os animais não devem sentir desconforto  físico e térmicos, de dor, prejuízo e doença
  • Os animais devem poder expressar o seu comportamento normal
  1. Necessidade de um ambiente adequado: o ambiente a que um cão ou gato está exposto, necessita proporcionar proteção e conforto, disponibilizando um local de repouso tranquilo, acesso regular a locais para eliminação dos dejetos e oferecer a possibilidade movimento e exercício em instalações higiénicas.
  2. Necessidade de dieta adequada: a dieta dos cães e gatos deve suprir as suas necessidades fisiológicas e comportamentais. Deve notar-se que o bem-estar pode ser negativo em ambos os extremos; caso haja ingestão insuficiente de alimento, conduzindo a subnutrição, ou se for ingerido alimento em excesso, na origem de obesidade.
  3. Necessidade de ser alojado com, ou afastado, de outros animais: alguns dos nossos animais de companhia desenvolveram comportamentos que lhes exigem a vida em grupos sociais, enquanto outros têm um estilo de vida semi-solitário. Os cães podem viver felizes com outro cão, mas tal deverá ser avaliado numa base individual.
  4. Necessidade de poder expressar padrões normais de comportamento: esta necessidade inclui a manifestação de comportamentos normais ou característicos da espécie, como sejam a higiene, reclusão e interação com humanos ou com outros animais. Caso um animal permaneça confinado a uma jaula de pequenas dimensões ou acorrentado num recinto pequeno, isso representará uma limitação à sua capacidade para explorar o ambiente e exercitar-se
  5. Necessidade de ser protegido da dor, sofrimento, trauma e doença: ausência de lesões, e de doenças infecciosas, parasitárias e outras.

Estas necessidades levam em consideração o bem-estar físico e psicológico do animal e exigem que os tratadores dos animais estejam familiarizados com as necessidades da espécie que está ao seu cuidado

Os animais de companhia têm um papel importante para as pessoas em todo o Mundo, incluindo no papel de companhia e de animais de assistência.

Ligar Agora Ligar Agora