Feugiat nulla facilisis at vero eros et curt accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril.
+ (123) 1800-453-1546
info@example.com

Related Posts

Telefone (+351) 252 682 281 (chamada rede fixa nacional)
Email hvanimar@animar.pt

Conhece as vantagens da esterilização e da castração?

Conhece as vantagens da esterilização e da castração?

“Porque devo esterilizar o meu animal de estimação?”

Certamente já ouviu falar nos termos “esterilização” e “castração” de fêmeas e de machos, cientificamente conhecidos por ovariohisterectomia e orquiectomia, respetivamente. Ambos se referem a intervenções cirúrgicas, realizadas sob anestesia geral e devidamente monitorizadas por equipas médico-veterinárias, que consistem na remoção dos órgãos reprodutores das fêmeas (útero e ovários) e dos machos (testículos).

São, possivelmente, as cirurgias realizadas com mais frequência nas Clínicas Veterinárias. No entanto, os donos dos animais devem tomar a decisão de esterilizar ou castrar com responsabilidade e estar cientes das vantagens que estas técnicas acarretam não só para si, mas sobretudo para o seu animal de estimação.

8 Vantagens da esterilização de fêmeas

  1. As fêmeas deixam de ter cio e consequentemente evitam-se os comportamentos de ansiedade e irritabilidade associados ao mesmo. A maioria das cadelas, apresenta cio duas vezes por ano, que se caracteriza por corrimento vaginal sanguinolento e atração de todos os machos que estiverem em redor. O caso das gatas é bem diferente, já que podem ter vários períodos de cio por ano, que se manifestam por vocalizações intensas e posturas corporais específicas.
  2. Impede o nascimento de ninhadas indesejadas e consequentemente a sobrepopulação canina e felina. A esterilização dos animais de estimação com dono é o passo mais importante para diminuir o excesso de animais errantes.
  3. Reduz a probabilidade de desenvolvimento de tumores mamários, sobretudo se realizada nos primeiros anos de vida da cadela/gata.
  4. Impossibilita o aparecimento de infeções e de tumores do aparelho reprodutor e de quistos ováricos.
  5. Previne a pseudogestação, também chamada de “gravidez psicológica”. Este fenómeno ocorre quando existe um desequilíbrio hormonal, levando a fêmea a manifestar comportamentos como se estivesse realmente grávida e prestes a dar à luz.
  6. Reduz as fugas das fêmeas para o exterior, diminuindo assim os ferimentos resultantes de traumas (ex: atropelamentos e lutas) e a possibilidade de contágio com doenças infecciosas.
  7. O custo da cirurgia é inferior ao da administração prolongada da pílula.
  8. Elevada relação custo/benefício.

Se quiser assistir a um vídeo que mostra como se processa a cirurgia nas fêmeas, pode fazê-lo num episódio que o Animal Talks dedicou ao tema.

8 Vantagens da castração de machos

  1. Evita o nascimento de ninhadas não planeadas.
  2. Atenua os comportamentos de ansiedade e nervosismo quando uma fêmea em cio está por perto.
  3. Pode abrandar a agressividade entre os machos.
  4. Reduz a marcação territorial.
  5. Diminui as fugas de casa e os riscos associados às mesmas (ferimentos e contágio com doenças infecciosas).
  6. Reduz o aparecimento de tumores e de infeções do sistema reprodutor masculino.
  7. Diminui a probabilidade dos cães desenvolverem hiperplasia benigna da próstata e os problemas a ela associados.
  8. O animal pode tornar-se mais meigo e tranquilo, no entanto, é importante não esquecer que muitos dos machos que sejam agressivos por outros motivos, como por exemplo, por medo, não sofrem alterações comportamentais após a castração.

Campanha de Esterilização Ani Mar

Até 30 de Abril de 2019, está em vigor uma Campanha de Esterilização em todos os Centros de Atendimento do Grupo Ani Mar (Póvoa, Vila do Conde, Fão e Esposende). Pode contactar-nos AQUI para conhecer as condições ou pedir uma pré-marcação para a esterilização AQUI. Esterilizar é responsável!

 

Autora: Dra. Ana Matias, Médica Veterinária, Hospital Veterinário Ani Mar

Ligar Agora Ligar Agora